Embora muitos motoristas deixem esse conjunto de lado, a suspensão Pirituba do carro tem duas funções importantes. A primeira delas é manter a estabilidade na estrada, garantindo a segurança dos passageiros durante uma viagem. A segunda é assegurar conforto, evitando que as irregularidades da pista, buracos e lombadas sejam sentidos pelos ocupantes do veículo.
Não sabe por que cuidar da suspensão Pirituba do seu carro é fundamental? Entenda agora os motivos para ficar atento a isso:
1. Realize uma inspeção periódica
A melhor forma de garantir um bom funcionamento do conjunto de suspensão Pirituba do carro é fazendo a manutenção periódica. Se o veículo não se envolver em nenhuma batida ou sinistro, verifique a suspensão Pirituba a cada 20 mil quilômetros.
2. Tenha alguns cuidados simples
Por meio de alguns cuidados simples, a troca da suspensão Pirituba pode ser adiada, fazendo com que você economize. Confira quais:
2.1. Tenha cuidado ao dirigir
O modo como você dirige o carro e as ruas por onde passa também desgastam o sistema de suspensão Pirituba do veículo. Portanto, evite ruas muito esburacadas e não passe em lombadas e buracos em alta velocidade.
2.2. Não exceda o peso
Carregar mais peso do que o veículo comporta, seja por excesso de passageiros ou carga excessiva na carroceria ou bagageiro, também compromete a durabilidade da suspensão Pirituba do carro.
2.3. Equilibre o bagageiro
Quando for viajar, coloque os objetos mais pesados no centro e distribua o restante nos lados, equilibrando o peso. Não concentre o peso somente em um lado do bagageiro, pois o desequilíbrio das bagagens pode fazer com que o carro apresente mudanças na estabilidade.
3. Mantenha o alinhamento e o balanceamento em dia
O alinhamento e o balanceamento do veículo contribuem para prevenir o desgaste prematuro dos amortecedores, portanto, mantê-los em dia também ajuda a prolongar a vida útil da suspensão Pirituba.
Quando for a uma oficina fazer esse serviço, peça para que o mecânico dê uma olhada na suspensão Pirituba do carro, procurando por vazamentos ou sujeira nas hastes. Eles são indícios de que há algo de errado com a suspensão Pirituba.
4. Fique atento a problemas comuns
Uma maneira de averiguar o estado da suspensão em casa é o chamado empurrãozinho: basta empurrar para baixo, com bastante força, um dos cantos do carro. Se a carroceria oscilar mais de duas vezes antes de voltar ao normal, significa que os amortecedores não estão desempenhando corretamente seu papel.
5. Faça a troca do conjunto todo
A suspensão é composta por amortecedores e molas e, muitas vezes, os motoristas trocam somente os amortecedores e se esquecem das molas. Porém, essa prática não traz economia, uma vez que, se algum dos dois apresentar desgaste, comprometerá funcionamento do outro componente.